terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vou dormir

Hoje ia morrendo. Dei uma corrida tal para apanhar o autocarro, um sprint duns escassos trezentos metros, ele que já ia em marcha quando alcancei o vidro e lhe bati. Entrei no dito e pôs-se tudo a andar à roda, eu suando profusamente, deixei-me cair nos lugares vermelhos dados aos velhos e às crianças. Respirei fundo e lá passou.
É que hoje àquela hora o ajuizado era tudo menos correr, e que bem eu corri: de mão nas abas do casaco e bochechas descontraídas, pés delicados para não escorregar (vá-se lá saber porquê, de há alguns anos para cá o calçado em geral passou a escorregar em calçada molhada), mas naquela altura não devia mesmo ter corrido.
Deu-me uma dessas insónias que volta e meia me espertam, não é vulgar, mas acontece um par de vezes por ano, mais que um par em anos piores. E eu com exame no dia à seguir, a seguir... que entretanto foi chegando e mesmo assim, acordado, consegui deixar-me atrasar para o exame.
A insónia é que foi inesperada, já na cama, em trajes menores, achei que o sono não viria enquanto tivesse os pés frios, e lá os tentei aquecer... Continuando sem sono e com pés frios achei que ler podia ser a solução. Estando semi-nu, não tive coragem de espreitar os livros do frio lá do rés-do-chão, procurei no quarto. Três livros inacabados, cinco lidos, e outros tantos por ler desses que saiem no jornal. Acabei por me virar para um tal Conrad a contar as histórias de jovem enquanto segundo piloto de um navio rumado a Banguecoque que teima em não sair da costa inglesa, e isto também não ajudou: o que eu menos preciso a meio de uma insónia, é ver as coisas a andar sem sair do mesmo sítio...
Não há nada a fazer, desisti de dormir. Lá chegou a hora do exame, aquele em que eu ia morrendo no caminho, fi-lo e contando que não dormi até nem correu mal...
Bom, vou dormir.

2 comentários:

june disse...

Insónia: um belo de um copo de vinho...remédio santo :)
Beijos
Jaci

c a t m a r r i . disse...

ainda me lembro da transparencia com q chegas t. pelo ar 'tavas morto à dois dias :P mas sobrevivemos e passámos ahahahahahahah